A Grande Homenageada

Cleusa Coral Ghanem é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (Soblec) e representou internacionalmente a entidade nos últimos anos. Presidiu a Soblec, entre 1993 e 1995. É autora de quatorze livros e manuais na área de oftalmologia. Seu último livro, "Contact Lenses in Ophthalmic Practice" (A Prática Oftalmológica em Lentes de Contato), foi lançado na Academia Americana de Oftalmologia, pela editora Springer, de Nova Iorque, no final do ano passado,
Cleusa Coral Ghanem foi precursora e líder no Estado de Santa Catarina de quase duas dezenas de campanhas comunitárias de prevenção da cegueira, Zona Livre de Catarata, Campanha Nacional de Reabilitação Visual do Idoso, Reabilitação Visual da Criança e tantas outras, sempre contanto com o apoio da equipe do hospital, empresas e comunidade.


Nascida em Siderópolis teve sua educação básica dividida entre Nova Veneza (na localidade de São Bento Alto) e Tubarão, onde fez o ginásio, a escola normal e o científico. Finalizou os estudos secundários em Florianópolis. Foi na Capital que cursou a Faculdade de Medicina, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1972, registram-se três dos mais importantes fatos de sua vida: a formatura em medicina, o casamento com Emir Amin Ghanem e fixação de residência em Joinville.
Apenas oito anos depois, Cleusa Coral Ghanem já coordenava sua primeira grande campanha comunitária em sete municípios da região da Amunesc. Em 1984, coordenou uma grande campanha de prevenção a cegueira por glaucoma, quando foram atendidos voluntariamente mais de dez mil pessoas pela equipe do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Anos mais tarde, outras campanhas de prevenção ao glaucoma foram realizadas. Nos quatro projetos Catarata, entre 1991 e 1996, realizados em Joinville e região, com população alvo de quase 700 mil pessoas. Apenas em Joinville, 357 pessoas cegas dos dois olhos foram operadas.
Foi coordenadora local e estadual das campanhas Veja Bem Brasil e Olho no Olho, promovidas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Em parceria com o Lions e com o Rotary Club, Dra. Coral liderou no ano 2000 a 3a Campanha Comunitária de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual na Criança. Neste projeto, conhecido por Olho no Olho, 739 crianças encaminhadas pelas professoras, portadoras de baixo visão, foram consultadas e tratadas no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.


Assim como a forte atuação comunitária, outro traço marcante da trajetória de Cleusa Coral Ghanem é a produção de conhecimento na sua especialidade médica. Organizou 24 simpósios, dos quais nove internacionais, e publicou 25 artigos e trabalhos científicos. Participou como palestrante ou debatedora em fóruns internacionais. Além do recente livro publicado para o mercado norte-americano, entre suas principais publicações destacam-se "Lentes de Contato na Clínica Oftalmológica", "Você usa Óculos? Conheça Lentes de
Contato", "O Consultor", "Manual do Usuário de Lentes de Contato", "Lentes de Contato, do Básico ao Avançado", "Preserve a Saúde dos seus Olhos" e o "Manual de Lentes de Contato para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia", com a co-autoria de Newton Kara José.
Primogênita entre seis filhos do casal Gílio Coral e Hilda Becker Coral, Cleusa Coral Ghanem é casada com Emir Amin Ghanem, com quem teve Vinícius e Ramon, também oftalmologistas.





.Copyright© 2001/2004 - Nivaldo Nară OnLine - Filiado a FEBRACOS e ACCS